Igreja de Éfeso evite repetir os seus erros
Não repita os erros dessa igreja! Éfeso evite repetir seus erros. Já percebeu como, sem querer, acabamos imitando os comportamentos das pessoas ao nosso redor? Desde crianças, aprendemos observando e repetindo ações dos outros. Isso acontece em casa, no trabalho e até na nossa vida espiritual. A verdade é que temos uma tendência natural de copiar atitudes e padrões – sejam eles bons ou ruins.
Esse ciclo de repetição não é novidade. O químico francês Antoine Lavoisier afirmou: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Da mesma forma, o apóstolo Paulo nos lembra em Romanos 15:4 que tudo o que foi escrito no passado serve para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança e evitar mesmos erros. Ou seja, a história está aí para ser aprendida – mas quantas vezes ignoramos essas lições e tropeçamos nas mesmas falhas?
A igreja de Éfeso é um grande exemplo disso. Ela teve uma trajetória marcante, cheia de acertos e desafios, mas também falhas que servem de alerta para todos que se reconhecem como seguidor de Cristo. Então, o que é possível aprender com ela?

Quais erros não devemos imitar da igreja de Éfeso
Perder o primeiro amor – No começo, a igreja de Éfeso era apaixonada por Cristo e zelosa na fé, mas com o tempo, esse amor esfriou. Jesus alertou isso em Apocalipse 2:4: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Conhece alguém assim nos dias de hoje? Às vezes, muitos crentes ficam tão envolvidos com compromissos religiosos que esquecem de manter um relacionamento genuíno com Deus.
Cair no ativismo sem propósito – A igreja era ativa, trabalhava duro e combatia falsos ensinos, mas havia perdido a essência. Serviam por obrigação, e não mais por amor. Quantas vezes a mesma atitude pode ser observada entre o meio religioso hoje, muita atividade ou ortodoxia sem conexão real com Deus?
Não perceber os sinais de alerta – Jesus deu um aviso claro: se não houvesse arrependimento, o castiçal da igreja seria removido (Apocalipse 2:5). No final das contas, a cidade de Éfeso foi abandonada e sua igreja desapareceu. Isso mostra que quando os alertas de Deus são ignorados, existem consequências sérias.
A história dessa igreja é de extrema relevância na história e avanço do cristianismo, veja mais informações em; cristianismo-licoes-igreja-de-efeso. vamos ser direto ao que vale a pena saber sobre quais erros deve ser evitado.
O Que Vale a Pena Copiar da Igreja em Éfeso
Fidelidade à verdade – A igreja de Éfeso não tolerava falsos mestres e era firme na doutrina. Nos dias de hoje, onde há tantas distorções da Palavra, essa postura é essencial.
Zelo e dedicação – Apesar de terem perdido o primeiro amor, os efésios eram trabalhadores e perseverantes. Devemos servir a Deus com dedicação, mas sem esquecer do relacionamento com Ele.
Resistência às pressões externas – Em meio a uma cultura idólatra e corrupta, a igreja permaneceu firme. Isso nos ensina que devemos manter nossa fé, independentemente das dificuldades ao nosso redor.
Reacenda a Chama do Primeiro Amor
A história da igreja em Éfeso nos mostra que uma fé mecânica e sem amor verdadeiro nos afasta de Deus. Precisamos lembrar de onde caímos, nos arrepender e voltar às práticas que nos mantêm próximos de Cristo. Uma coisa que nos ajuda a estar mais próximos é ler a Bíblia sagrada em paralelo com a oração.

Mais do que apenas “fazer” para Deus, precisamos estar com Ele. Olha o que Jesus disse em João 15.4-6
4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
No grande plano de Salvação que Deus elaborou, cada cristão desempenha um papel único, pois o próprio Criador o chamou e vocacionou para correr com perseverança a carreira proposta e viver em santidade até alcançar o céu. Por isso, é essencial compreender nossa parte nesse plano.
Hoje, Jesus chama cada cristão a reavaliar a caminhada e reacende a chama do primeiro amor. Mais para evitar erros, é fundamental seguir bons exemplos. Que podemos aprender com Éfeso é viver uma fé genuína, cheia de paixão e verdade. Deus te abençoe! Nos vemos no próximo artigo aqui nesse site.
About the Author
0 Comments